sábado, 27 de agosto de 2011

Passo a passo da construção de uma edificação



Sempre digo que o ferromodelismo contribui para muitas coisas na vida de um ferromodelista.
Além de um passa-tempo calmo e desestressante, tem muitos outros desdobramentos: conta e preserva a história de ferrovias, estações ferroviárias, trens e "causos".
Agora, diante da necessidade de projetar um galpão novo para a empresa onde trabalho, vou aproveitar para modelar este galpão, na escala HO, e talvez, incorporá-lo na minha maquete. Se couber....

O galpão é como o mostrado no catálogo do fabricante:


Vou utilizar os pefis "I" daPlastruct. Eles representarão as vigas e montantes de concreto pré-fabricado:


Com poucos perfis de alumínio ( "L" 3/4" x 1/8" abas iguais) e os práticos grampos termoplásticos, é fácil montar um gabarito de corte para os perfis:


As peças cortadas, devem sofrer um chanfro de 15 graus em uma das pontas. Resolvi fazer na lixadeira, e assim, prendi um perfil "L" na morsa, que por sua vez foi presa à base da lixadeira, no ângulo necessário. Assim, todos os chanfros sairão com o mesmo ângulo:


O resultado ai está: as peças todas cortadas de um mesmo tamanho. Os dispositivos demoram um pouco para serem montados, mas facilita em muito as tarefas repetitivas:


Agora, que as peças estão todas cortadas, de maneira uniforme, deveremos uni-las. Para tal, será necessário construir um dispositivo auxiliar, um gabarito de colagem, para garantir que todos os conjuntos sejam colados da mesma maneira:


Assim temos o gabarito de colagem das partes do pórtico. Deste modo, todos os conjuntos resultarão iguais, após a secagem da cola.


O gabarito de colagem e as peças devidamente encaixadas e curando:


Pronto: assim temos a fábrica de pórticos para a maquete:


Proximamente publicarei a montagem do galpão. Aguarde, só trabalho alguns sábados, então demora um pouco.....
Mas se você tem alguma sugestão, achou complicado, ou não entendeu algo, comente logo abaixo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário