segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Coleção del Prado - para que serve?

Após 34 fascículos e mais de R$ 1000,00 investidos, me pergunto qual o motivo de colecionar a série "Locomotivas do Mundo".
Tentando justificar a mim mesmo, vou fazer um comparativo com as locomotivas elétricas até aqui distribuidas.
Realmente são locomotivas em sua maioria já obsoletas, e que tem sua história e contribuição para a evolução dos transportes ferroviários.
Vamos ao comparativo:


Locomotiva Suiça de 1921, Ge 6/6 Mini Crocodile (1200 PS ) 66 ton bitola 1000 mm

Locomotiva Italiana de 1934, E.428 , (2.000KW ), 131 ton, bitola 1435 mm


Locomotiva suiça de 1944, Re 4/4 II (4700 KW) peso 80 ton bitola 1435 mm


Locomotiva Francesa de 1952, CC 7100 (3490 KW), 107 ton, bitola não informada.


Locomotiva Alemã de 1970, BR 103.1 (potência não divulgada) , 114 ton, bitola 1435 mm


Locomotiva Italiana de 1977, E.402 ( 5600 KW ) , peso 89 ton, bitola 1435 mm


Locomotiva Holandesa de 1990, Classe 1700 , (4400 KW) peso 83 ton bitola 1435 mm


Locomotiva Chinesa de 1996, SS8, (3600 KW ), 88 ton, bitola 1435 mm


Locomotiva Húngara de 2001, Classe 1047, (6400 KW), 86 ton, bitola 1435 mm

Pelo menos nas elétricas, faltam alguns dados, e a variedade é pequena. Servem de exemplos, mas a história ferroviária é muito mais vasta.....
Já nas diesel-elétricas, já vem sendo apresentados os modelos que muitos ferromodelistas tem em suas maquetes, e ai sim, traz informações interessantes.
Vamos aguardar para ver aonde chegaremos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário